top of page

A ascensão dos veículos pesados elétricos: Uma Análise Global

  • Foto do escritor: Kauã Abrahão
    Kauã Abrahão
  • 12 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jul. de 2024

O cenário dos veículos pesados elétricos está passando por uma transformação acelerada, impulsionada pelo crescimento notável em várias regiões do mundo. Hoje trouxemos alguns dados da Agência de Inteligência Internacional sobre o tema.


As vendas de caminhões medios e pesados elétricos foram de 60.000 unidades em 2022, representando 1,2% de todas as vendas de caminhões a nível mundial. Como imaginado, esse crescimento foi liderado pela China, que respondeu por 80% das vendas globais de caminhões elétricos. Na Europa, as vendas superaram as 3.000 unidades, enquanto nos Estados Unidos, embora triplicadas, ainda representavam menos de 0,1% das vendas totais de caminhões.


ree

Na União Europeia, as normas de CO2 para veículos pesados estão visando uma redução de 90% nas emissões até 2040, enquanto nos Estados Unidos, o recentemente adotado sistema de regulação de emissões para caminhões pesados pode resultar em uma participação de vendas de veículos de emissão zero de até 60% até 2032.


A adoção de caminhões elétricos também está ganhando impulso em economias emergentes fora da China, com a Índia lançando iniciativas ambiciosas para eletrificar sua frota de transporte de mercadorias. O Electric Freight Accelerator for Sustainable Transport, lançado pela NITI Aayog, está catalisando colaborações entre o governo e o setor privado para impulsionar a eletrificação em larga escala.



Vídeo promocional da FedEx, umas das maiores transportadoras do mundo, iniciando o processo de mudança de sua frota.


À medida que avançamos para um futuro mais sustentável, a eletrificação dos caminhões desempenhará um papel crucial na redução das emissões de carbono e na criação de uma infraestrutura de transporte mais limpa e eficiente em todo o mundo. Com políticas governamentais e iniciativas do setor privado trabalhando em conjunto, podemos esperar ver uma aceleração ainda maior na adoção de caminhões elétricos nos próximos anos.

Comentários


bottom of page